Autoconhecimento

O despertar do Perdão


A falta de perdão leva ao sentimento de culpa e ódio consigo mesmo e com o outro. Afinal, como fazer para você despertar o seu perdão e se libertar de traumas acumulados ao longo da sua existência? Acompanhe esta breve história e descubra.

Joãozinho estava passando pelo caminho da vida, uma trilha no meio da mata cheio de pedras e espinhos. Inicialmente ele não sabia como lidar adequadamente com as pedras e espinhos, desavisado andava descalço e de bermuda. Até que cansado de se machucar decidiu colocar um calçado e uma calça comprida. Diminuíram os machucados, mas as dores provocadas pelas pedras e espinhos continuavam. Não esquecendo das experiências dolorosas e para evitar que se machucasse, Joãozinho decide recolher toda pedra que tropeçava pelo caminho. Assim, quanto mais caminhava mais devagar ele ia, afinal estava com um peso enorme nas suas costas. Uma aflição começou a tomar conta do coração de Joãozinho, porque desejava aliviar todo o seu peso e alcançar o fim da trilha onde estava a sua grande recompensa e o seu destino. Sem perceber, uma bela ave colorida de calda longa observava o Joãozinho na sua jornada. Percebendo a aflição do nosso amigo e sabendo que bastava ele soltar o saco de pedra para aliviar o seu peso, a nobre ave decide ajudá-lo.

  • Meu amigo porque você está levando todas essas pedras com você?

Respondeu Joãozinho:

  • Eu tenho medo de me machucar, por isso estou carregando todas elas.

Pacientemente esclareceu a ave:

  • Querido João, todo esse peso que você está carregando é desnecessário e está te impedindo de alcançar as coisas que você realmente gostaria. Deixe esse saco de pedra de lado e corra para as suas recompensas.

Um pouco receoso do que poderia acontecer ao abandonar o saco de pedra, mas cansado de tanto peso, Joãozinho decidiu abandoná-lo, encheu o peito de ar e seguiu em frente com coragem. Aos poucos foi caminhando com mais cuidado para evitar se machucar com as pedras e os espinhos. O amor próprio dele e a vontade de ficar bem o motivou a seguir com leveza e confiança.

Ao longo de nossas vidas nos machucamos por ignorância em não saber lidar com nossos sentimentos diante das diversidades da vida. Acabamos apegados aos traumas, pessoas, lugares e situações, carregando um peso desnecessário que só perpetua o sofrimento e torna a caminhada muito mais difícil.

Para deixar o saco de pedra, é necessário perdoar a si mesmo em primeiro lugar para conseguir perdoar o outro do fundo do seu coração. Também coragem e esperança para seguir em frente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s