O Que é Sustentabilidade?

Provavelmente na sua vida, você sempre esteve em busca de algo para se realizar, alcançar um desejo ou sonho, talvez uma ótima renda para ter segurança e conforto.

Ainda que não tenha alcançado essa meta, você sempre esteve satisfeito com o que possui?

Ou se alcançou e tem uma renda satisfatória, se sente pleno? O que leva as pessoas a sentirem esse vazio e, qual a relação com a sustentabilidade?

Nós somos seres espirituais, tendo uma experiência humana, física, linda, cheia de aprendizagem! Quando nos centramos no momento do agora, absolutamente eterno, expandimos nossa consciência para além de muitos conceitos e paradigmas materialistas. 

Conseguimos ter uma noção do eterno que nós somos, além das experiências, neste estado, não temos a compulsão pelos prazeres físicos desregrados.

O todo já está presente, completo, nós estamos internamente satisfeitos, repletos de energia.

Hoje em dia, falamos muito de “sustentabilidade”, mas o ser humano se perdeu a muitos séculos, perdeu esta verdadeira conexão com a natureza. Com uma ganância insaciável, ele busca mais e mais prazeres materiais, para preencher este vazio aparente: é a conhecida sociedade de consumo. Enfim, amigo, se você ainda não experimentou, precisa experimentar despertar para a sua verdadeira natureza. Cada vez mais, muitos estão parando para se conectar a essa força divina, presente no interior de todo Ser e, perceber o próprio EU eterno que já está repleto de energia.

Internamente satisfeito, essas pessoas não possuem ansiedade pelo consumo artificial.

Continua após o vídeo:

[embedyt] https://www.youtube.com/watch?v=YDN12w0bRLU[/embedyt]

 Sustentar como uma mãe sustenta à seu filho, ou como a Terra sustenta os seus habitantes, é poder se assegurar que as necessidades da geração atual, como das próximas irão ser cumpridas.

Hoje em dia, nosso modo de viver, não garante a sustentabilidade, a capacidade da nossa mãe Terra, de se regenerar de forma saudável e de cumprir com as necessidades essenciais, dos seres vivos no planeta, desta geração e das próximas. 

Esta afirmação pode ser muito alarmante! O que traz para você, para mim e para todos nós, a urgência de tomarmos atitudes, que visam a autocura e o equilíbrio do Planeta!

Vamos por parte:

1. Quais são as necessidades essenciais dos habitantes da Terra:

§ Uma boa educação de conhecimento e valores;

§ Comida saudável, água de qualidade e um ar puro

§ Ter moradia digna;

§ Estar em contato com o Sol, que é fonte de energia e vitaminas;

§ Ter contato com a natureza e com a nossa comunidade.

 

Enfim, estamos vendo que nossas necessidades essenciais, não são tão complicadas para realizarem-se!

Claro, cada um vai ter que escolher: continuar com o consumismo artificial e, pôr em perigo a nossa existência sobre a Terra, (da nossa geração e das próximas, do nossos filhos e netos!). Ou finalmente, sentir a imensa satisfação em estar conectado consigo mesmo e, com a energia divinal presente no Todo, se libertar de prazeres passageiros e artificiais, altamente escravizantes, autodestrutivos e destrutivos da natureza.

Continua a pós o vídeo:

[embedyt] https://www.youtube.com/watch?v=bwGJCnts96E[/embedyt]

 

2. Próximo passo…

Como vamos responder, nossas necessidades básicas da forma mais sustentável? Cada território tem que se fazer esta pergunta.

A solução se constrói, com os recursos ativos, disponíveis dentro da comunidade, não vem de fora.

A iniciativa tem que vir do indivíduo e, na força de vontade interna que ele tem de acreditar, que é possível mudar o modelo da sociedade, e que ele pode contribuir para esta mudança. Este empoderamento a nível individual, é o primeiro passo da construção deste novo modelo, o ser humano tem muitos medos e, um dos maiores medos que ele possui é o medo de errar. Este medo é o pior, pois impede qualquer iniciativa nova, nos conforta em saber que, o processo de evolução e crescimento pessoal, não acontece sem errar. Errar é como cair quando a gente aprende a andar, é necessário e não podemos ter vergonha disso! O mais importante é, o indivíduo aprender com a própria sensibilidade, para se corrigir e ser mais eficiente.

 Não podemos ter medo de errar e, também não podemos ter medo de ser 

a gente mesmo! A transparência de dentro para fora é fundamental.

Nós criamos somente no nosso autêntico ser, e podemos realmente dar a humanidade, o presente com o qual nascemos, nosso dom individual, nossa missão de vida. Quando um grupo de indivíduos, não têm mais medo de errar, de ser ele mesmo e, está pronto para acreditar que é possível construir a mudança, a cooperação entre estas pessoas é o próximo passo para a construção da sociedade sustentável. 

Apresentamos com mais  detalhes nesta plataforma, vários casos práticos do modelo da Sustentabilidade, que se apresenta como uma alternativa sólida ao sistema econômico atual, para poder gerar renda com mais serviços e, menos consumo de bens materiais. 

Integrando os diferentes fatores no mesmo território, na França, várias iniciativas já têm demonstrado claramente, que a territorialidade, é um aspecto fundamental da sustentabilidade. Pois diminui o custo e a poluição, gerada pelo transporte dos produtos, (garantindo um ar mais puro!) e também garante produtos mais baratos, frescos e saudáveis (quando produzido de forma orgânica). A territorialidade também, reconhece a riqueza cultural e tradicional do lugar, os moradores desenvolvem a percepção de pertencimento da própria comunidade, preenchendo a necessidade de vínculo comunitário e de educação a valores.

Assim impactará diretamente nas migrações, êxodo rural e aglomerações 

humanas, nos grandes centros urbanos e industriais

 

Antes de começar esta grande jornada até a sustentabilidade, você precisará ter dentro do seu coração, a convicção que já alcançou! Essa jornada é antes de tudo interna, você pode tomar a decisão de mudar, após se “ajoelhar” de tanto sofrimento e riscos à própria vida. Ou pode já iniciar a reconhecer sua essência e, poder natural para se conectar e realizar as transformações necessárias, no sentido da Paz e da Sustentabilidade!

 

Vamos Juntos caminhar na estrada da evolução e integração para a Sustentabilidade

 

Acredita nesta visão e, percebe que nosso sistema atual não está mais funcionando, mas sente dentro de si incertezas e medos?

 

 

Explore o nosso conteúdo gratuito do desenvolvimento humano, à Sustentabilidade e descubra como construir uma nova cultura, começando com as mudanças internas! 

Continue esta serie sobre a Sustentabilidade, leia nosso próximo artigo: A Gratidão e o Prazer equilibrado no consumo

[embedyt] https://www.youtube.com/watch?v=Ow3gI279kec[/embedyt]

Comments

  1. JOSE MATOS CRUZ says:

    Marianne, parabéns pelo texto, veio em uma hora muito adequada para mim. Na verdade, será muito bem aproveitado em minha qualificação de mestrado. Obrigado.

  2. NARIA GORETE SANTOS VIANA says:

    Parabéns pelos os conceitos do que venha ser sustentabilidade, SERÁ DE GRANDE VALIA PARA ENRIQUECER O MEU PROJETO SOBRE EDUCAÇÃO INTEGRAL E MEIO AMBIENTE qual pretendo intensificar e diversificar ações de diferentes eixos..

    Um grande abraço.

    • Instituto Kaluana says:

      Naria Gorete Santos Viana, agradecemos ao seu comentário e, ficamos felizes em colaborar com você, seja sempre muito bem vinda! E temos certeza que você também pode colaborar conosco, aceitamos sugestões sempre.

  3. Henrique Alves Barbosa says:

    Olá, cara descupa mais que foda .
    Tanto o texto quanto o vídeo, me trouxeram vida, vontade de querer viver, que há algo belo que possa ser feito , através do amor, amor a nossa geração, a nossa futura geração, ao nosso planeta. Magnífico, parabéns.

    • Instituto Kaluana says:

      Que felicidade Henrique de poder compartilhar esta alegria com você! Temos um luz dentro de cada um de nós e com paciência, amor próprio e coragem vamos nos libertando do sofrimento e criando passo a passo a sociedade que sempre sonhamos!

  4. io game says:

    We are a bunch of volunteers and starting a brand new scheme in our community.
    Your site offered us with helpful info to work on. You have done an impressive
    activity and our entire neighborhood will probably be grateful to you.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *