Sobre

História

Na alma da Kaluana pulsa muito forte a intenção em fazer o bem. A essência da ONG expressa os ideais de amor e justiça, dedica-se ao desenvolvimento pessoal e empreendedorismo inclusivo e socioambiental para transformar-se, transformando o Mundo ao redor dela.

Identificando-se com os pilares do Amor, da Justiça e do Progresso Sustentável (vencer sem derrotar), reuniram-se estudantes da Universidade Federal de Minas Gerais e da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais e fundaram no dia 10 de outubro de 2009 a ONG Kaluana Upiara que em Tupi-Guarani significa guerreiros que combatem o mal. A escolha do nome foi uma homenagem aos primeiros povos que habitaram o Brasil.

Os seus objetivos iniciais a serem adotados foram conservar a biodiversidade, trabalhar a gestão ambiental nas empresas  e valorizar as culturas tradicionais. Nos 2 primeiros anos, a Kaluana priorizou atividades de mobilização e educação ambiental nas comunidades de Betim/MG como:

  1. Realização de 2 edições da Caminhada Ecológica da Amizade que chegou a reunir 700 pessoas na divisa de Betim com Esmeraldas;
  2. I Conferência Municipal de Meio Ambiente de Betim;
  3. Coleta de lixo na represa Várzea das Flores;
  4. Estudos sobre a biodiversidade local;
  5. Participação em fóruns locais que debatiam as demandas de algumas comunidades como o Fórum da Agenda 21 de Betim e o Nossa Betim.

À partir do ano de 2012 a Kaluana se expandiu e iniciou uma atuação global através da participação em outros fóruns e redes, como a Rede Brasileira do Pacto Global e Rede Brasileira por Cidades Justas e Sustentáveis, até finalmente participar da Conferência das Nações Unidas para a Sustentabilidade Rio+20 em 2012 e entrar para a Major Groups (espécie de Conselho da ONU que reúne ONGs de todo o Mundo para debater tratados internacionais). Logo em seguida a Kaluana foi indicada para participar da gestão 2013 a 2019 do Conselho de Política Ambiental do Estado de Minas Gerais, órgão que delibera sobre a legislação ambiental de Minas Gerais e autoriza o funcionamento de empreendimentos de grande porte.

Acreditando que a efetiva proteção e cuidado com a natureza vem da melhora nas atitudes do Ser Humano, desde o ano de 2015 mudamos nossa estratégia focando em desenvolvimento do indivíduo através da educação e das terapias.

Assim nasceu a nova missão da Kaluana: “Trabalhar em prol do bem comum, para favorecer o desenvolvimento das pessoas e comunidades, a fim de proporcioná-las alívio do sofrimento, bem estar, prosperidade e paz, através do cuidado consigo, com o outro e com o Planeta.

 

Missão

Trabalhar em prol do bem comum, favorecendo o desenvolvimento das pessoas e das comunidades, a fim de proporcioná-las bem estar, alívio e paz, através do cuidado consigo, com o outro e com a Natureza.

Visão

Ser referência em Desenvolvimento Humano Integrativo e cooperação em prol do bem comum, respeitando e valorizando a diversidade cultural, social e ambiental.

Valores

Amor: Cuidar de si, para cuidar das pessoas e outros seres.

Ordem: Colaborar em prol do bem comum.

Disciplina: Conquistar a liberdade de padrões e crenças que causam sofrimentos.

Confiança: Demonstrar honestidade, assistencialismo e cooperação através das nossas ações e resultados.

 

Instrumentos: terapias, artes, educação, cultura e ciências.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s