Cuidado! Saiba disso antes de usar os Óleos Essenciais

Leia até o final este artigo e descubra como você pode mergulhar neste universo de aromas da natureza tão agradáveis e saber utilizá-los de forma segura para aliviar o sofrimento e ajudar quem ama! 

.

De onde vem os Óleos Essenciais?

Os óleos essenciais são moléculas orgânicas produzidas e emitidas pelas plantas para diversas finalidades, por exemplo, comunicarem-se, controlar a própria temperatura, eliminar a perda de água para o ambiente, atrair polinizadores, repelir predadores, etc.

Eles são substâncias chamados de metabólitos secundários, produzidos dentro das células vegetais através do processo de fotossíntese ou também podem ser elaborados por fungos e bactérias benéficos presentes nas raízes de algumas espécies vegetais.

.

Qual é a História dos Óleos Essenciais e da Aromaterapia?

Os óleos essenciais são utilizados desde os primórdios da humanidade, porque as propriedades curativas das plantas eram o único meio médico daquela época e para algumas populações ainda são.

Mesmo com todo avanço na medicina, devido a grande desigualdade social no nosso planeta, muitos povos, principalmente aqueles mais isolados, ainda só utilizam os recursos das plantas para aliviarem as dores, se revigorarem, se sentirem bem e até como afrodisíacos, influenciando no processo reprodutivo humano.

Os óleos essenciais são muito famosos desde a antiga Babilônia e no Egito, Cleópatra tinha-os como instrumento de poder e sedução. Eles também sempre estiveram presentes em diferentes práticas religiosas, desde as orientais às ocidentais, como óleos de unção.

Em 1.928 o Químico Francês Maurice Renné de Gattefossé pesquisava os Óleos Essenciais para suas criações na perfumaria francesa até que descobriu e veio a ficar fascinado com as propriedades terapêuticas dos óleos essenciais. Em seu laboratório ele teve um acidente e veio utilizar o Óleo de Lavanda. Gattefossé passou a estudar os Óleos Essenciais para finalidade terapêutica, nascia aí a ciência da Aromaterapia, ou seja, o uso dos óleos essenciais com embasamento científico para diferentes benefícios seja no bem estar, sexual e até a conexão com o natural.

A prática da Aromaterapia é científica e reconhecida pelo Conselho Federal de Biologia (CFBio), devido ao uso dos Óleos Essenciais ser uma ramificação da Fitoterapia e as moléculas terem tanta eficácia quanto os fármacos produzidos em laboratório. Além disso, os óleos essenciais se aplicados de maneira adequada são seguros com diversos benefícios, desde estimular o sistema imunológico, cicatrização, alívio de dores e estresse.

.

Quais os cuidados você deve ter antes de começar a usar os Óleos Essenciais?

Infelizmente, devido a alta procura no Mundo Inteiro, os óleos essenciais passaram a ser falsificados, fabricados sem os devidos cuidados ou utilizados de maneira inadequada, agravando ou gerando um novo problema para a pessoa que buscava o benefício da Aromaterapia para sua saúde ou da sua família.

Primeiro você deve se informar se o público de risco (grávidas, gestantes, bebês, crianças, idosos e pacientes neurologicamente afetados) pode utilizar o óleo essencial da sua escolha e qual é a dosagem correta. Além disso, o nome científico da planta que foi extraído o Óleo Essencial obrigatoriamente deve ser informado no rótulo.

O Óleo Essencial de Melaleuca, se utilizado puro na pele, pode causar irritação. Pinus pinaster, conhecido como resina-de-pinus pode causar inflamação em pacientes que sofrem de insuficiência renal. Também é muito perigoso adquirir óleos essenciais que não vem com seu nome científico no rótulo, por exemplo, um óleo essencial de sálvia pode provocar crise de epilepsia e eventualmente o coma, porque existem diversas espécies de sálvias, a sálvia-dalmaciana (Salvia officinalis) possui substâncias neurotóxica e abortiva, diferente da Sálvia Esclareia (Salvia sclarea) que possui eficácia terapêutica em pequenas doses.

Eu sou Biólogo, me formei na PUC Minas em 2011 e desde a faculdade eu amava ser monitor nos laboratórios de botânica e me aprofundar nos estudos sobre as plantas medicinais. Após formado, me especializei na utilização dos óleos essenciais como prática terapêutica buscando as melhores referências bibliográficas de outros especialistas em diferentes ramificações da Aromaterapia.

Juntamente com a ONG Kaluana, que ajudei a fundar, decidimos capacitar e orientar aquelas pessoas que assim como eu também amam as florestas e as plantas, seus poderes de nos fazer bem e de conectar com a nossa própria essência, de forma segura, baseando nas melhores práticas e comprovações científicas.

.

Gostaria também de aprofundar mais no uso dos Óleos Essenciais para utilizá-los de forma segura?

Faça o curso de Aromaterapia de qualquer lugar e qualquer hora do dia.

De R$97,00 por R$57,00 e decubra:

1 – O que são os Óleos Essenciais e seus Benefícios?
2 – Quais os Cuidados se deve Ter com os Óleos Essenciais?
3 – Como são Obtidos os Óleos Essenciais?
4 – O que são os Óleos Vegetais (OVs) e Quais os Benefícios?
5 – Quais os Cuidados se Deve ter com os Óleos Vegetais?
6 – Como são Extraídos os Óleos Vegetais?
7 – Qual é a História no Uso dos Óleos Essenciais?
8 – Como agem os Óleos Essenciais no Sistema Nervoso Simpático e Parassimpático do seu filho?
9 – Quais 3 Óleos Essenciais e a dosagem segura para acalmar, reduzir déficit de atenção, hiperatividade e crise do pânico do seu filho?
.

E mais… Você terá a Garantia de 30 dias para pedir 100% do seu dinheiro de volta, caso não goste do nosso curso. Clique no botão abaixo e comece as aulas agora mesmo.

.

Comments

  1. Paulo César Schlichting says:

    Boa noite,
    Gostaria de adquirir conhecimento e ser útil para cuidar da saúde das pessoas.
    Posso aprender com os senhores?

  2. Débora Cristina Pimentel. says:

    Comprei o óleo de melaleuca, para passar nas psoríase em meu esposo, no momento estou passando puro e direto nas lesões. Gostaria de maiores informações.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *