Gostaria neste artigo, apresentar ações simples que podemos realizar como indivíduo no nosso cotidiano para modificar nossos hábitos com o lixo respeitando os 3 pilares apresentados no artigo anterior: REDUZIR, RECICLAR, REUSAR.
Lembre-se: o cliente, o povo que manda! Assim é e assim será.
Então se como sociedade mudamos nossos hábitos em direção a mais responsabilidade ambiental, o comércio seguira.
1. REDUZIR
Compre quando for possível alimentos que não estejam embalados ou que tenha embalagens com material fácil de reciclar
Prefira comprar alimentos com embalagens em vidro. Não modifica o composição química do alimento (como o plástico) e a embalagem pode ser reusada ou reciclada facilmente
Quando for possível compre os ingredientes no peso com suas próprias embalagens
Frutas, verduras e legumes são frescos, saudáveis e além disso geram lixo orgânico biodegradável
Leve sua própria sacola quando fizer comprar. Não precisamos de tantas bolsas de plástico.
Compre um filtro de barro ou um filtro na torneira e evite comprar águas em garrafa. O plástico da garrafa modifica a composição química da água.
Você ajuda reduzir a poluição atmosfera quando compra alimentos locais e de temporada.
Quando o alimento vem de outra região ou país, o transporte gera um impacto na Natureza. Também, comprar produtos que não são da temporada contribui a continuar uma produção agrícola que não respeita o desenvolvimento natural de cada produto e consequentemente libera produtos químicos para acelerar e modificar este desenvolvimento.
Seja atento á marca do objeto que você está comprando:
Comprar objetos de melhor qualidade com uma marca reconhecida que podem durar mais tempo. Verificar se um serviço de manutenção pode ajudar a rentabilizar o produto mais ainda.
Dê valor para marcas que atuam de forma consciente no design do seus produtos e na embalagem usando materiais reciclados ou que podem ser facilmente reciclados.
Devemos atuar na fonte, o seja no design e na concepção do produto para poder reduzir de forma durável nosso impacto na Terra. O design deve pensar não somente na fase de uso como também reuso, desmontagem, reforma, remanufatura e recuperação da energia dos elementos. Como consumidor temos o poder de valorizar as boas práticas.
Evite usar produtos com micro-plásticos como pasta de dentes e cosméticos:
Prefere comprar sabonete, shampoo e pasta de dente sólidos
Faça seus próprios produtos de limpeza e beleza!
E finalmente, pode também reduzir seu impacto no meio ambiente escolhendo no seu dia-dia o ônibus, o metro, a bicicleta e quando for possível compartilhando seu carro.
2. RECICLAR
Vamos tomas atitude em casa e já separar o lixo reciclável (plástico e papel), o lixo orgânico, e o resto do lixo.
Como cidadão temos que nos informar como funciona a coleta seletiva perto de casa inclusive com o lixo eletrônico que causa mais dano á Natureza.
Do lixo ao luxo – Comprar objetos fabricados com material reciclado:
o lixo tem valor e mais ainda quando ele se transforma em arte o artesanato
Hoje em dia, os avanços da tecnologia são tão grandes que produtos comerciais de alta qualidade são fabricados com objetos reciclados: sapatos, cazaque, …
O lixo orgânico pode ser juntado e levado a um compôs ou individual ou coletivo (nos parques públicos)
3. REUSAR
Os objetos devem transitar de mãos! Como o dinheiro, os objetos não podem ficar parados!
Doar suas pertencias (roupas, sapatos, brinquedos…) que você não usa mais pode ser uma benção tanto para você (lição de desapego) como para a pessoa que vai receber
Os brechós são uma maravilha para encontrar objetos originais e dar uma segunda vida em vez de comprar novo
Em vez de comprar, pensa em alugar quando for possível: por exemplo uma maquina que precisa para um tempo determinado.
A empresa Michelin na França está alugando os pneus em vez de vender para poder alongar a vida útil deles e recondicionar o pneu no fim da vida e assim reusar a matéria prima.
Podemos reusar as embalagens de vidro para poder guardar alimentos
Para nossas festas e pique nique, vamos procurar usar canudos, talheres e pratos que pode ser reusados ou no caso que sejam descartáveis prefira que sejam também biodegradável.
Estou impressionada sempre com a quantidade de lixo que um aniversario gera. Sei que os hábitos estão bem enraizados na cultura Brasileira, mas é algo que pode ser pensado.
Podemos também pensar em levar sempre com a gente uma garrafa e um copo re-usavel para beber agua ou café no trabalho
Todos somos moradores da nossa planeta Terra e assim todos somos co-responsáveisdemanter nossa casa limpa. Não podemos nos lamentar com as pessoas que não agem com esta consciência porque não podemos mudar o outro, só podemos ter muito amor e paciência e mostrar o caminho.
Juntos somos mais fortes! Veja no artigo a seguir como você alguns exemplos de iniciativas onde você pode cooperar com a comunidade: Como podemos agir? A