Tudo mundo é ator

Queridos leitores, começaram praticar a “Sobriété Heureuse”, observaram com consciência seus comportamentos de consumo? Deixe seu comentário aqui para me contar como está sendo esta experiência dentro de você!

Caso queira saber mais sobre estes conceitos, veja o artigo anterior desta serie e descubra a filosofia do pensador Francês Pierre Rabhi sobre a “Sobriété Heureuse” e a importância da consciência na hora de consumir como primeiro passo até a Ecologia.

Para poder continuar nesta reflexão e pratica sobre a Sustentabilidade, queria apresentar atos práticos que cada um de nós pode fazer no cotidiano para reduzir o impacto que temos sobre a mãe Terra: tudo mundo é ator!

A nível individual parece pouco, mas a medida que estes hábitos são integrados pela população, vamos observar verdadeiras transformações e mudanças.

Há uns 25 anos, lembro de lixo e sujeira nas ruas e nos parques na França, na minha cidade natal Toulouse, no sul da França. Fizemos um trabalho de coleta de lixo no colégio, tudo mundo na rua estavam rindo de nós, e conseguimos coletar umas 6 sacolas cheias em poucas horas. Agora os parques e as ruas da minha cidade são extremamente limpos e o lixo é exceção. A revolução da consciência ambiental na mente das pessoas aconteceu nestes 25 anos, e a situação do lixo só vai melhorando: agora os supermercados não distribuem mais sacolas de plásticos; canudos, pratos e copos de plásticos são proibidos a venda; existe coleta seletiva e lixeira especifica para vidros e plásticos em todos os lugares da cidade…

No Brasil, temos muito para conquistar ainda para limitar a geração de lixo e melhorar sua gestão. Os 3R já podem nortear nossas ações: Reduzir, Reciclar, Reusar. O objetivo é de manter produtos, componentes e materiais em seu mais alto nível de utilidade e de valor o mais tempo possível.

As palavras são muito bonitas, sobre tudo falando de sustentabilidade (!), mas as ações são mais bonitas ainda. 

Para agir conforme falamos, temos que encontrar dentro de nos uma firmeza que nos disciplina a fim de cumprir todos nossos compromissos, externos como sobre tudo internos.

Assim, antes de entrar no detalhe das ações que podemos implementar no nosso cotidiano para diminuir nosso impacto ambiental, gostaria de enfatizar primeiro esta questão do alinhamento das nossas ações com nossas palavras.

Este site está repleto de ferramentas para o desenvolvimento pessoal e a medida que você vai conhecendo e lendo nossos artigos, você vai enxergar que sempre apontamos para mestre interno, o EU PROFUNDO.

O sentido da nossa vida é poder conhecer este EU PROFUNDO e poder nós alinhar sempre com ele na nossa vida, nas nossas relações, nas nossas ações, na expressão de quem somos.  

Quando falamos algo que ecoa dentro de nos como pode ser a questão da sustentabilidade, da nossa responsabilidade frente a nossa mãe Terra, sabemos que este pedido vem do nosso EU PROFUNDO. Nossas ações em consequência tem que levar a consciência deste EU PROFUNDO.

Muito de nós nas nossas vidas corremos muito, com o trabalho, a gestão das crianças e de varias obrigações… Tomemos o tempo de parar um pouco, refletir e analisar como podemos mudar nossos hábitos para cumprir com nossas obrigações com a mãe Terra.

 

Nossas ações tem que ter sentido se queremos expressar de forma consciente nosso EU PROFUNDO.

Pronto para a ação? Detalhamos no nosso próximo artigo uma serie de ações concretas que você pode implementar no seu dia dia para participar ativamente a este ideal de Sustentabilidade: Como podemos agir? O indivíduo 

Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *