No meu artigo anterior, apresento a primeira das pedras fundamentais na educação de nossos filhos: SER, presença do EU PROFUNDO nos pais ou no educador.
Parece muito simples, mas é, de fato, um trabalho de reeducação de nós adultos através dos métodos de observação interior, acolhendo e transformando nossos medos, como descritos com mais detalhes nos artigos 1 e 2 desta série.
A segunda pedra fundamental para a educação de nossos filhos é:
a LIBERDADE.
Em seu livro “Da Educação”, Krishnamurti orienta pais e educadores a dar às crianças a liberdade total de ser e se expressar para poder experimentar na vida a expressão do EU PROFUNDO.
Quando adotamos o não julgamento, a observação consciente e a bondade em frente aos comportamentos de nossos filhos, damos a eles a oportunidade de se expressarem plenamente. É na experiência da vida, com nossos erros que aprendemos a nos corrigir por nós mesmos e a reconhecer em nós este EU PROFUNDO, esta essência do eu autêntico.
Pelo contrário, uma atitude autoritária e moralizante levaria a criança a guardar dentro dela a expressão espontânea do seu ser. Isso leva aos problemas e condicionamentos psicológicos que nós adultos herdamos e que estamos transformando através do nosso trabalho de observação interna: medo de ser nós mesmos, necessidade de segurança externa, desejo de conformidade, ressentimentos silenciados …
Uma criança é uma terra virgem e o melhor presente que podemos dar como pais ou educador é guiá-la para o autoconhecimento, permitindo que ela possa expressar livremente seu EU PROFUNDO.
A liberdade é o melhor remédio para experimentar e buscar o EU PROFUNDO. Devemos evitar qualquer automatismo que leve ao julgamento da criança. A vida é um campo de experimentação para que sejamos livres de descobrir este caminho de autoconhecimento interior.
Assim, desenvolvendo a intuição, a expressão espontânea, as crianças ganharão confiança em si mesmos! Porque essa confiança na intuição é a chave, é o guia interno que as levará nas experiências de vida, fortes e flexíveis nas mudanças e desafios.