Qual o Sentido da Vida na Perspectiva do Amor e do Progresso?

Cada um entende um sentido da vida de acordo com suas experiências pessoais, crenças, paradigmas e valores. Eu vou deixar aqui as minhas impressões sobre a vida, com certeza é apenas só mais um olhar dela. Sinta-se à vontade para tirar as suas próprias conclusões.

Então vamos lá…

Eu sempre fui um amante e curioso pela vida, por isso me formei na ciências que estuda a vida: a Biologia e me especializei na educação e desenvolvimento pessoal com os estudos em comunicação, hipnose e coaching. Logo, construí as minhas crenças baseadas no sabercientífico e do autoconhecimento, este será o ponto de vista que darei sobre o significado da Vida e a relação com a expansão da consciência.

A vida perde o sentido para quem a ignora e constrói uma realidade 

totalmente artificial, afastando-se do natural.

Só que essa pessoa querendo ou não, estará sob o domínio de duas leis que estão acima de qualquer Constituição Federal dos países, que é a lei do amor e a lei do progresso.

Estas duas leis que determinam tudo o que foi, tudo o que é e tudo o que será um dia.

Cada um constrói a sua verdade de acordo com a expansão da própria consciência.

Nem a ciência detém a verdade absoluta, uma vez que sempre ela está se atualizando.

Já o cosmos não, ele é a verdade absoluta que todas as outras “verdades ditas” são acreditadas e desacreditadas, que estão navegando sob uma verdade infinita.

Você pode usar a eletricidade para ligar o seu computador ou acender uma lâmpada, mas não poderá mudar como a energia elétrica funciona.

Sendo a lei do amor e do progresso a carta magna de todas as outras leis naturais, isto significa que o sentido da vida é evoluir, melhorar e harmonizar. A vida dá provas o tempo todo desse amor supremo.

O que seria de nós se o Sol deixasse de existir?

Algum dinheiro poderia garantir a nossa sobrevivência?

E quanto o Sol cobra da humanidade para nascer e se pôr todos os dias?

Dito isso, posso concluir que cada pessoa é única e tem o seu próprio propósito de vida, que certamente para o sucesso supremo é totalmente desnecessário querer ocupar o lugar do outro, basta apenas se comprometer com o seu progresso pessoal a benefício da coletividade, expandindo cada vez mais a sua consciência.

Alinhado com as leis supremas, a sua vida vai florescer.

Tem dúvida sobre como você pode entender melhor o seu propósito de vida? Participe da minha palestra Como Encontrar a sua Luz Interior e Realizar o seu Propósito?e descubra como dobrar a sua assertividade na tomada de decisão, se sentir realizado e empoderado.

E para você? Qual é o sentido da Vida? Deixe seu comentário abaixo!

Comments

  1. Inacio Malmonge Martin says:

    Em todo o Universo há uma quantidade constante de energia.
    Quando nascemos uma parte dessa energia quantizada nos é cedida. Com ela vivemos até a morte. Ela sai de nós e retorna para o Universo que irá para outro nascente. Esse quantum de energia poder ser relacionada com o que chamamos de espírito.

  2. Maria sthefanni dias de andrade says:

    Em todos os universo há uma quantidade constante de pessoas e mas energia. Quando nois nasceu uma parte dessa energia quantizada nós e cedida. Com ela vivemos ate morrer, ela sai do nosso corpo e vai para o universo que ira para outros corpos, relacionada como o que chamamos de espírito.

  3. Marligio says:

    Minha vida tem sentido sim, a se tenho, no meu grande amor pela a minha esposa, no meu grande amor pelos os meus filhos,amor pelos meus pais e meus irmãos,e amor maior por DEUS O CRIADOR DE TODAS AS COISAS, Tudo que vejo de bom ou de ruim, me faz crescer e entender que a vida só faz sentido quando amamos as pessoas como elas são, o sentido da minha vida é me torna cada vez melhor, em meu viver,me tornando uma pessoa boa, de modo que meu coração se encha de amor, e esse amor transborde alcançando a todos que vivem ou meu arredar ou até mesmo os que vão ouvir falar de mim, O SENTIDO DA MINHA VIDA É O AMOR.

  4. Emanuel Francisco de Almeida says:

    Pelo meu tempo já vivido , e pelo que entendo posso expressar aqui com palavras escritas que o verdadeiro sentido da vida está relacionado com o outro , digo o próximo. Vivo para o outro.A importância do viver está no servir e ser útil ao próximo.Porém, jamais podemos esquecer de nós mesmos , pois só podemos dar a alguém aquilo que fomos. A vida nos ensina a nos amar e assim podemos amar ao próximo. Eu me amo , por isso posso amar…

  5. Betânia Maria says:

    As vezes acho que minha vida não tem sentido quando eu era criança vivia mas no hospital por causa de uma doença a paralisia infantil quase não tive contatos com meus irmãos quando criança quando tive alta para ir para casa fiquei radiante pois teria meus irmãos para brincar comigo mais pensei errado pois as brincadeiras que eles brincavam eu não podia brincar são elas pula corda pega pega pular elástico essas brincadeiras de crianças ai veio mais um problema na minha vida a minha ida para o colégio também fiquei muito feliz mas uma decepção naquele tempo tinha muito preconceito hoje ainda tem mais não e como antes as mamães.não queriam seus filhos perto de mim algumas até se aproximavam so por curiosidade e ficavam fazendo perguntas eu já com meus 13 anos respondia as perguntas a hora de eu ir para o colégio era um tormento ai eu falava para minha mãe que aquele dia não teria aula inventava sempre uma mentira por fim sair do colégio não terminei o insiro médio so fiz até a 4:serie a minha adolescência foi ainda pior não vou detalha pois o meu relato vai fica enorme Rsrs hoje tenho 55 anos tive uma filha quando eu estava com 24 anos que foi um presente de Deus para mim ela e formada em administração casou-se tudo direitinho o marido dela euma bênção .Hoje posso dizer minha vida é maravilhosa

    • Instituto Kaluana says:

      Olá Betânia,
      cada pessoa é um ser individual e tem as suas próprias experiências. Nem sempre vivemos o que todos vivem, mas independente das nossas experiências pessoais, sempre fica um aprendizado que é o de mais valioso. Que bom que sua vida hoje é maravilhosa! Ela hoje é o resultado das superações que você teve no passado.

      Abraço!

  6. Josinaldo Barros de Souza says:

    bom dia o sentido da vida para mim esta sem sentido nao sei o qui e viver o que e se feliz.oque e ter alegria o que e ter . sentimento. amor por favor se auguem ler este desabafo meajude nao sei mais o que fase da vida me sinto um grande vazio estou perdendo minha familha meus filho minha jude minha jude por favo

    • Instituto Kaluana says:

      Bom dia Josinaldo,

      tudo nesta vida passa, inclusive nossas crises. Elas só param de se perpetuar quando você as superam e aprende com elas. Como é maravilhoso superar e aprender, não? O aprendizado que leve o alívio das nossas angústias mais profundas. Pode me chamar no zap para conversarmos (31) 98660-6092 Gleyber.

      Abraço!

    • Instituto Kaluana says:

      O passado não existe Kamila, só o aqui e agora é que existe e que importa. A gente dirige um carro na maior parte do tempo olhando para frente, seguindo o nosso destino em busca do autoaprimoramento que nos proporcionará alívio e felicidade.

  7. netto ture says:

    ” A vida tem seu pleno sentido, nascemos, vivemos e a única certeza que temos é que um dia partiremos”. Mesmo mediante as circunstâncias, sejam elas quais forem, adversidades, melancolias, frustrações, alegrias, em todos os campos, tudo nos leva a acuidade de sermos apenas “um ser na natureza”, onde edificamos nossos caminhos através do propósito que nos foi dado…Sentimentos, todos eles: O amor, a Paz, a alegria, felicidade, tristezas, ódio, etc… são construídos a partir do que pensamos, ou desejamos, embora exista e sempre existirá a dúvida, os porquês disto, ou daquilo, no fim toda energia emanada pelo universo, toda fé e crença, ou não, nos leva a crer que Deus é EXCELSO e ÚNICO, ou o simples existir do mundo por uma explosão para os Ateus, faz o ser humano ser apenas mais uma criatura…e cada um de nós passará por vários estágios, uns evoluirão muito e outros serão apenas coadjuvantes na sua própria essência, entretanto independente de ser ou não ser o protagonista, cada um viverá sua própria história…ACREDITE SEMPRE NO MELHOR, AME MAIS, PERDOE SEMPRE, SEJA ALTRUÍSTA, MANTENHA-SE ENERGIZADO OU COM SUA FÉ, IGNORE AS COISAS RUINS E NÃO PERMITA OS PROBLEMAS TE DOMINAREM, FAÇA UM BOM COMBATE, VOCÊ É MAIS FORTE QUE ELES!!!!

    • Ewerton Rodrigues says:

      Nascemos para servir uns aos outros, pode ser que boa parte da auto realização ocorra a partir dessas premissa. Precisamos dos abraços dos sorrisos de outro alguém, isso eleva o espirito faz-nos sentir parte do mundo. A vida não deve ser vivida futilmente mas com esperança. Somos seres racionais dependemos de nossas força e de uma mão amiga de vez enquanto.

  8. Fabio Murilo Coutinho says:

    O sentido da vida é viver, nada mais, nem menos que isto.
    Cabe a pergunta: “Quem sou eu, por que nasci?”
    Dizer que, existe vida ou energia dispendida de uma corpo, após sua morte, que se propagará, é insano.
    Eu sempre me pergunto: “quem sou, para que nasci, porque eu”?
    Nascer na verdade, pode-se dizer que é um golpe de sorte, pois envolve diversos fatores, senão vejamos.
    Cada um de nós é um espermatozóde, que luta na corrida em busca do óvulo para germinar. O restante, com raras exceções morre. Digamos que, em vez de copular, um macho se masturbe, quem nascerá, proximamente, será outro indivíduo, não aquele se ele estivesse em um coito. A cada masturbação ou não concepção, um indivíduo deixa de nascer. A fêmea tem que estar em seu dia fértil, haver um parceiro macho . Mesmo assim, se ela estiver tomando contraceptivo, aquele espermatozóde não mais irá ser concebido. Poderia ser o seu ou o meu caso, e quem nasceria em futuro próximo seria outro ser, com características diferentes. Quem nasce é aquele espermatozoide, a bola da vez, se não foi desta vez, nunca mais será.
    Exemplificamos que, por exemplo o José da Silva foi um esperma, conseguiu vencer a “corrida da morte ou da vida! e lhe foi dado este nome. Ele foi o esperma vencedor, se perdedor o José da Silva, nunca existiria.

    • Instituto Kaluana says:

      Fabio, muita coisa já foi descoberta pela ciência e outras ainda não, não significa que o que não foi descoberto não existe. A ciência que é composta por pessoas que corroboram e compartilham dos mesmos pensamentos, muitos elaborados em cima de metodologias, observações e práticas. A pessoa por si ela pode buscar a sua verdade de acordo também com metodologia própria, observação e experiências. Ninguém tem a verdade absoluta, a verdade sempre será parcial e pessoal no grau de consciência, aprendizado e experiência do indivíduo. Assim como a evolução se dá coletivamente, como na ciência, ela também se dá individualmente. Por isso é importante exercitarmos a tolerância e o respeito à diversidade de pensamentos e culturas, que não estão estritos somente na ciência, ainda que esta tenha dado certo em muitos aspectos. Mas ela falhou e falha até hoje no sentimento, Foi capaz de levar o homem à lua, mas não foi capaz de erradicar a fome, pobreza e as doenças. Assim como também eu honro o seu pensamento. Saiba que nada é permanente, tudo muda, nossos pensamentos e experiências também. Não devemos ficar apegados a eles ou corremos o risco de sermos penalizados pela ignorância. Sempre devemos estar abertos ao novo, à observação, ao discernimento do que é bom e ruim, certo e errado pessoal. Se as suas atuais crenças não trazem uma paz, precisa revê-las, buscar por novas informações, abrir a sua mente para o novo. Caso contrário, continue no seu caminho.

  9. Edvaldo de Sales Lima says:

    A vida nada mais é do que uma junção entre a força, energia, poder, luz, alma ou o nome que quiserem dar, com um involucro. Pouco importa a sua forma, o reino a que pertence, tudo é vida, nenhum ser é superior a outrem, toda forma de vida é equivalente e carrega em si essa força que a conduz por um certo período. Aqueles que aprendem o que é amor, praticam e primam pelo bem, evoluirão para outras forma de vida, outros mundos, outros universos e terão o prazer de experimentar novos sentimentos, novas sensações, novos prazeres. Já aqueles brutos, cruéis, displicentes, que desconhecem o amor, o perdão, a gratidão e praticam maldades com qualquer que seja a forma de vida, terão acrescidos à sua força, numa próxima ocasião, um involucro a qual merece e terás como prêmio aquilo que buscou enquanto humano. É preciso aprender a valorizar todos os seres, toda forma de vida e saber viver, apreciar a beleza do universo, da natureza, curtir cada momento e tomar as coisas ruins que acontecem como lição, como aprendizado, aprimoramento da sua essência. É bom saber que quanto mais cuidamos da nossa essência e praticamos o bem, sem olhar a quem, mais possibilidades de novas vivências em planos superiores, muito além do que a mente humana imagina. A humanidade não aprendeu nada ainda sobre a vida e morte, tampouco sobre o mundo, os multi universos e o poder que compõe cada ser vivo e por isso sofrerá as consequências por milênios. Nada mais justo uma vez que são machistas, racistas, arrogantes, se acham superiores a tudo e a todos. Não sou religioso, sou branco mas jamais teriam preconceitos com qualquer raça, credo ou cor, apenas vivenciei dias de UTI e saí de lá com outra visão de mundo, de vida, de amor, progresso e de futuro. Cada ser vivo carregar em si um pedacinho da mesma energia que carrego comigo, todas advém de um único lugar, uma fonte única, que não sexo, cor ou forma.

  10. Isabella Bruneto says:

    eu tenho 12 anos já sofri bullying na escola por ser gordinha e as vezes eu penso que deus me colocou neste mundo para sofrer mais ai eu paro e penso todos os momentos bons que eu já tive tanto com minha família tanto com meus amigos então se algo te deixar para baixo se levante vc não merece isso vá viver a vida.

  11. Zack says:

    Estou em busca de achar um sentido para a vida. Mas, até agora nada. É estranho se sentir mal, e não saber o porquê. Não sei o que devo fazer.

    • Instituto Kaluana says:

      Com muita calma e tranquilidade, busque a prática do autoconhecimento através da observação dos seus pensamentos e sentimentos e da prática da meditação. Com o tempo e a paciência as coisas vão se esclarecer e te trazer o alívio.

  12. izabella samara da silva says:

    O mundo pode nós trazer muitas respostas mas antes é preciso olhar para dentro de nós para descobrir qual é a pergunta certa jamais deixe que a sua felicidade depende dos outros eles não deixariam de ser feliz por você até pelo lado ruim devemos agradecer e de coração cheio vamos sorrindo e recebendo todos os ensinamentos da vida bjsssss….

  13. maria auxiliadora vasconcelos says:

    a vida tem sentido sim,mesmo diante das dificuldades,decepções,desilusões, e tantas vezes não somos compreendidas e nem procuramos compreender, mas o sol existe para todos e tudo que Deus criou foi para o benefício da humanidade e não percebemos a beleza das flores e cheiro de Deus que nela está habitado. .independente de qualquer coisa a vida é preciosa e eu que sofri tanto na vida, mas ainda acredito que tudo existe uma razão para viver e sou grata pela minha vida e tudo que passei foi um aprendizado para valorizar mais a vida.E sou muito feliz mesmo sem dinheiro,mesmo com tanta coisa coisa ruim lá fora, mas estou viva e curto a natureza e nela eu vejo a presença do criador e a minha alegria de viver se expande.o que acontece lá fora é a própria humanidade que sobrecarrega e causa os problemas.

  14. maria auxiliadora vasconcelos says:

    a vida tem sentido sim, mesmo diante de tantas dificuldades e muitas coisas ruins lá fora,mas ao perceber a beleza das flores, nelas habita o cheiro de Deus e enche os nossos corações a certeza que Ele existe e tudo criou para para o benefício da humanidade. Nós muitas vezes esquecemos de apreciar o que é mais belo e damos importância nas coisas materiais como se vivêssemos para sempre aqui na terra.Está escrito não viemos para vivermos em mil maravilhas, mas podemos darmos sentido a vida quando agimos tudo por amor.É isso que falta em nós.

  15. Ricardo Neme Nasralla says:

    Quer queiram, quer não queiram, o SENTIDO DA VIDA para toda a humanidade é um só! EVOLUIR. Quem não provoca ou colabora com a evolução perdeu a vida a troco de nada. EVOLUIR. Uma coisa é EVOLUIR e outra diferente, mas interligada é cumprir uma missão em pról da humanidade.

  16. Amanda says:

    Nesse caso acho que tenho um carma horrível da minha vida passada. Desde criança as coisas foram complicadas, eu me tornei uma pessoa vingativa, eu sei que cada um tem oque merece, mas a justiça não vem da mão do homem, hoje eu entendo que preciso ser uma pessoa melhor. Não foço mal a ninguém, mas também não tenho ninguém perto, me afastei de todos, eu preciso ser melhor do que eu nunca fui, sinto que se eu não fizer agora em outras vidas terei que fazer… eu preciso aprender a ser melhor.

  17. Lazara Denici Araujo Guimaraes says:

    Minha vida, é a de todos nós tem um grande sentido porém uma boa parte de nossos governantes nós roubam esse sentido nós escravizando sem nós deixar ter tempo se quer de tentar sobreviver, com isso vivemos uma vida inteira apenas tentando pelo menos conseguir sobreviver o que acaba por fim nossa missão é de tanto ser escravizados adoecemos sem tempo para cuidar da saúde ai vem a grande luta pela saúde que perdemos. Enquanto isso nossos governantes curtem a vida deles a nossas custas…Pelo fim das mordomias é salários abusivos de todos os nossos governantes brasileiros

    • Instituto Kaluana says:

      Olá Lazara,

      independente do governo externo, governo oculto ou seja lá o nome que deem, é necessário você se governar. Eu sou quem me governa e que comanda a minha vida.

  18. Ivy says:

    As pessoas que gostam de mim de verdade dizem constantemente que tenho que mudar, porque sou uma pessoa muito irritadiça, não penso duas vezes em mandar tudo longe! Grande parte das minhas ações são precedidas de arrependimentos, porque não consigo raciocinar friamente antes de agir, sobretudo, nos relacionamentos. Vivo uma vida infeliz e até hoje, aos 41 anos, não entendi o que o universo espera de mim exatamente…. vivo numa insatisfação insistente que me tira a felicidade dos momentos e lateja na minha memória todas as palavras de agravo que já ouvi até hoje! É um tormento!

  19. Pricieli says:

    Olá, como vai? Eu no momento não sei oque fazer sobre a minha própria vida, gostaria de realmente saber qual o meu propósito aqui, eu não encontro um caminho para seguir, gostaria muito de me sentir realizada, a minha vida é linda, mas parece que falta algo, eu queria saber meu propósito aqui oque eu estou fazendo? quem eu sou? e o que devo fazer? queria que tudo isso fosse mais simples de responder, estou perdida em mim, e mais do que tudo na vida quero saber quem eu realmente sou, que profissão seguir?

  20. marques says:

    Na minha opinião. A vida é um aprendizado onde todos precisam erra, do mais calmo ao mais agitado, ninguém escapa. todos precisa passa por níveis de determinação, pra supera, aprender, coloca em prática, criar estratégias, se superar, corrigir, procurar soluções. Erramos em todo lugar e em milhões de situações, onde isso nos deixa mais forte, mais inteligente, esperto, atento. Muitos acham que errar é errado, sendo que é a melhor coisa que pode acontecer na nossa vida, por isso que erramos. Na vida o erro faz parte de nós, esta dentro de nós, pois é ele quem nos ensina é ele que nos amadurece, que nos deixa mais preparado, mais atento, é através do erro que vamos nos tornando melhor cada vez mais, é por isso que existe o ditado muito conhecido que diz, aquilo que não nos mata, nos fortalece. O erro é um dos fatores relacionado ao sentido da vida, passem a entender isso e se tornarão pessoas mais felizes. Existe muitos que não querem erra ou tem alguns que chegam até a dizer, eu nunca errei, nossa, aqui nessa terra não existe a perfeição, aqui, todos nós, somos sujeitos a passar por processo de melhoria constante que se comparado com um vaso, vai sofrendo modificações e cada modificação que ele sofre, ele vai ficando mais bonito, sendo que no nosso caso, vamos ficando preparado cada vez mais. Devemos colocar isso como aceito em nossas vidas. Existe milhões de itens, consequências, fatores, que eu poderia citar aqui como questão pra fala do sentido da vida, mais essa foi uma das colocações que eu quis aborda nesse contesto

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *